12/03/2024 17h05

Iema promove audiências públicas sobre projeto de linha de transmissão

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) realizou três Audiências Públicas voltadas para o empreendimento Piraquê, uma Linha de Transmissão de extensão aproximada de 85 quilômetros, que interceptará sete municípios capixabas. As audiências ocorreram nas últimas quarta-feira (06), quinta-feira (07) e nessa segunda-feira (11), nos municípios de Fundão, Santa Leopoldina e Viana, respectivamente.

A linha de transmissão, que tem a empresa Isa Cteep como responsável, interceptará os municípios de João Neiva, Ibiraçu, Fundão, Santa Leopoldina, Cariacica, Domingos Martins e Viana. Com tensões de 345 kV e 500 kV, a infraestrutura prevê a instalação de 185 torres, com faixas de servidão de no máximo 80 metros.

A implantação do empreendimento tem como objetivo atender às demandas de expansão da capacidade de transmissão de energia elétrica para a Região Sudeste. “Além disso, busca facilitar a conexão de novos empreendimentos, bem como reforçar o sistema de escoamento regional e as interligações regionais e nacionais, pois as linhas de transmissão serão parte integrante do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, explicou o gerente de Controle e Licenciamento Geral do Iema, Takahiko Hashimoto Júnior.

Durante as audiências, o Iema atuou como mediador, com o servidor Chander Rian, que destacou a importância da participação público nos processos de licenciamento ambiental. O gerente de Controle e Licenciamento Geral do Iema, Takahiko Hashimoto Júnior, respondeu os questionamentos realizados pela comunidade. Estavam presentes ainda os servidores Jefferson Carlos Novellino, Theones Valadares Soares, João Paulo Furtado de Oliveira, Maria Sepulcri Salaroli e Marina Santos Memelli.

Nas audiências, a empresa Isa Cteep fez uma breve apresentação do empreendimento e em seguida a empresa de consultoria Dossel Ambiental apresentou de forma resumida o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), informando os impactos identificados e as medidas mitigadoras. Após as apresentações, foi aberto um espaço para questionamentos e esclarecimento de dúvidas por parte das comunidades presentes.

Atualmente, o Iema está na fase de análise do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Até o dia 25 de março, a comunidade pode enviar ainda contribuições pelo e-mail participacaopublica@iema.es.gov.br. Com as participações populares, o Iema concluirá, então, a análise do material.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni