O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou da programação do I Congresso Capixaba de Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas, com uma mesa redonda com o tema “Cultura oceânica e as políticas públicas de educação ambiental”, nesta segunda-feira (10), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, Vitória. O evento reuniu profissionais, especialistas, líderes e agentes do segmento.
A mesa redonda também contou com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), representada por Esther Sabino, da gerência de Educação Ambiental do Iema, e do Instituto Nacional Mata Atlântica, com Leopoldo Gerhardinger.
O momento foi dedicado à apresentação das políticas públicas no Espírito Santo que perpassam a cultura oceânica e o trabalho de educação ambiental realizado dentro das Unidades de Conservação do Estado, além de pontuar a atuação dos Centros de Educação Ambiental que promovem a cultura oceânica.
Os participantes também discutiram os pontos que podem avançar e serem melhorados, como a necessidade de ampliar a visão sobre as águas, não apenas como recurso hídrico, mas como um elemento cultural e ambiental vital. Junto a isso, também foi abordada a importância de um amplo diálogo com os povos que produzem saberes e práticas oceânicas, como ribeirinhos, pescadores e povos tradicionais.
“Discutir a cultura oceânica e a proteção das águas é urgente e essencial para enfrentarmos as mudanças climáticas. Precisamos integrar as comunidades e promover um diálogo constante sobre a importância da preservação dos oceanos para o equilíbrio ambiental e social”, afirmou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Lohaine Jardim.
“Temos trabalhado de forma contínua para fortalecer a educação ambiental em todo o Espírito Santo, tanto por meio das ações do próprio Iema e das unidades de conservação sob nossa gestão, quanto pelo trabalho dos Centros de Educação Ambiental certificados pelo Instituto, que ampliam e implementam iniciativas em seus territórios”, destacou.
Texto: Victor Mattedi
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema