01/11/2023 18h35

Iema participa do Encontro Nacional sobre Educação Ambiental

O Instituto de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Iema), por meio da Gerência de Educação Ambiental (Gea), participou de Encontro sobre Educação Ambiental, realizado em Brasília. O evento teve como tema central “A educação ambiental na reconstrução do Brasil”.

O Iema participou do evento representando o grupo técnico de Educação Ambiental da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Na ocasião, a entidade foi nomeada como integrante do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG/PNEA).

Durante o encontro, foi debatida a retomada das políticas públicas de educação ambiental do Governo Federal. A programação contou também com palestras ministradas por representantes dos ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental atua no assessoramento dessa entidade, com o objetivo de executar diversas atribuições, configurando-se como uma instância de controle social, ambiental e educacional dessa política pública.

"É importante esse momento para nosso Estado estar presente por meio da Gerência de Educação Ambiental, representando a Abema, no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental — Lei 9.795/99, tendo em vista que somos referência nas políticas públicas municipais de educação ambiental”, salientou a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão.

O Comitê Assessor é formado por representantes das seguintes instituições: Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental, Confederação Nacional do Comércio, União Geral dos Trabalhadores, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Conselho Nacional de Meio Ambiente, Conselho Nacional de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Associação Brasileira de Imprensa, Associação de Entidades Estaduais de Meio Ambiente e Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Texto: Elisangela Alves

Assessoria de Comunicação do Iema