28/04/2023 18h36 - Atualizado em 28/04/2023 18h37

Iema participa do encontro com proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou, nesta sexta-feira (28), do 1º Encontro do Ministério Público com os proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), na Promotoria de Justiça de Vila Velha.

A finalidade do encontro foi contribuir com a disseminação de conhecimentos sobre a temática e estimular o fomento de ações e parcerias estratégicas. “É uma alegria ter um momento para estreitar o diálogo e a troca de experiências entre os órgãos públicos e proprietários de RPPNs”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Durante o evento, o Iema apresentou o panorama atual de RPPNs no Estado, com a evolução, os benefícios e os principais desafios da área. “Atualmente são 60 RPPNs no Espírito Santo, sendo 50 de pessoas físicas e 10 de pessoas jurídicas”, destacou a servidora do Iema que fez a apresentação, Joseany Trarbach.

Ao todo, são 6.302,63 hectares de RPPNs no Estado, representando 0,13% da área do Espírito Santo. O município de Afonso Cláudio é o que mais possui RPPNs, com 12 reservas, seguido de Santa Teresa, que possui 10 RPPNs.

Durante a reunião, os proprietários apresentaram ainda demandas e sugestões visando a contribuição da preservação ambiental.

“O Governo do Estado reconhece a importância das RPPNs na conservação ambiental. Por isso, estamos trabalhando para evoluir nas questões relacionadas à políticas públicas, incentivos e planos de manejo dessas áreas”, completou Alaimar Fiuza.

Também participaram do evento o coordenador da Coordenadoria de Unidades de Conservação, promotor de Justiça Wagner Eduardo Vasconcellos, o promotor e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do MPES, Marcelo Lemos, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e a a Associação Capixaba do Patrimônio Natural (ACPN).

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni