Governo do Estado do Espírito Santo
21/11/2024 14h48

Iema participa do 3º Congresso Brasileiro de Trilhas em São Paulo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou do 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 14 e 17 de novembro. O evento reuniu milhares de pessoas, entre governantes, ambientalistas, gestores de unidades de conservação, representantes de povos originários e comunidades tradicionais para discutir nacionalmente as políticas públicas, com incentivos e investimentos em programas para a implementação e conservação das trilhas e o impacto positivo que elas podem trazer para a nossa sociedade e ao meio ambiente.

O Iema foi representado por servidores da Gerência de Recursos Naturais, que participaram de uma programação diversificada, composta por palestras, oficinas, visitas técnicas e exposições. O congresso contou com a presença de participantes de diferentes regiões do Brasil e também de outros países, proporcionando um ambiente propício para o intercâmbio de experiências e aprimoramento técnico na área. 

Durante o evento, foram abordados temas importantes para o setor, como a governança de trilhas, o papel da sociedade civil na preservação das áreas de conservação, a integração de trilhas com o turismo científico, travessias aquáticas, além de experiências internacionais em países como Estados Unidos e Austrália. “Também foram discutidos aspectos sobre sinalização de trilhas, turismo de base comunitária, e o uso de trilhas como ferramenta para a recuperação ambiental”, destacou a servidora do Iema, Gerusa Bueno, que participou do congresso.

A participação do Iema no congresso se alinha ao trabalho desenvolvido pelo Espírito Santo para implementar a “Rede Capixaba de Trilhas de Longo Curso”, que foi oficialmente instituída pelo Decreto Nº 5737-R, de 24 de junho de 2024. Essa rede integra a Rede Trilhas e tem como um dos objetivos principais, promover a conectividade das trilhas no Estado. A rede teve como piloto a Trilha de Itaúnas e, mais recentemente, a Trilha das Falésias de Marataízes, que conectará à Litorânea Capixaba, que por sua vez, terá conexão com a trilha nacional de longo curso que vai do Oiapoque ao Chuí.

Além disso, o Estado, por meio da Portaria conjunta Seama/Iema Nº 017-R, de 11 de novembro de 2024, formalizou a criação de um grupo interinstitucional para coordenar a implementação da rede de trilhas. A comissão contará com representantes de diversas entidades incluindo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Secretaria do Turismo (Setur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e organizações não governamentais como Caminhadas e Trilhas e Guardiões do Mestre. 

O evento também serviu como ponto de partida para as discussões sobre a realização do primeiro congresso capixaba de trilhas, previsto para 2025. A expectativa é que o evento no Espírito Santo reúna especialistas e gestores para aprofundar o debate sobre o uso sustentável das trilhas e o fortalecimento da rede de trilhas no Estado.

Texto: Ana Clara Gonçalves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard