25/10/2023 13h26

Iema participa de troca de experiências com México e de debates sobre fiscalização ambiental durante reunião da Abema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) representou o Espírito Santo na 115ª reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada nessa terça-feira (24), no Estado do Rio de Janeiro. A entidade reuniu os órgãos ambientais estaduais de todo o País para alinhar as políticas públicas e ações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

O destaque do encontro foi a participação da Associação Nacional de Autoridades Estaduais Ambientais do México (ANAAE), para um momento de troca de experiências com o Brasil. “A apresentação da ANAEE foi interessante e de muita qualidade. O México tem desafios bastante comuns com o Brasil. Temos muita oportunidade na troca de experiência, de aprendizado e compartilhamento entre Abema e ANAAE”, contou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

“Por ser um país grande, com características de vários biomas como o Brasil, a ideia é reforçar essa parceria entre Abema e ANAAE, que nos apresentou temas que nos são caros também, como mudança climática, economia circular, biodiversidade e justiça ambiental”, explicou Alaimar Fiuza.

Outra apresentação de destaque foi a do Programa Brasil – Meio Ambiente Integrado e Seguro (M.A.I.S), que prevê ações na área de segurança pública, por meio do acesso a imagens de satélite de alta resolução. O objetivo é promover a aplicação da geotecnologia em apoio às funções de segurança pública, polícia judiciária, administrativa e demais atividades de Estado, com a finalidade e os objetivos precípuos relacionados ao Ministério do Meio Ambiente

“O Programa Brasil é uma ferramenta de gestão em georreferenciamento e imageamento muito rico de potenciais, trazendo resultados já práticos, especialmente no que se trata do Meio Ambiente. A grande maioria dos Estados já está com parceria na fiscalização e controle ambiental e o Iema está em processo de adesão ao programa”, destacou Fiuza.

Durante a reunião, foi acordada a realização de um workshop para os órgãos ambientais com a Polícia Federal e os estados que já participam para trazer as experiências e alavancar o potencial uso dessa ferramenta no controle e na fiscalização ambiental. A pauta da reunião trouxe ainda a participação da Abema na COP28 e debates sobre energia, petróleo e gás.

Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, a Abema, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

A entidade reúne as 26 secretarias dos estados e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental e pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni