31/10/2017 15h08

Iema participa de reuniões do Conama

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), se prepara para a próxima reunião da Câmara Técnica de Biodiversidade, que acontece em Brasilia, em novembro. O Instituto é convidado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a participar das reuniões da Câmara Técnica de Biodiversidade para discutir as novas resoluções referentes a gestão estadual da fauna em cativeiro.

O documento, que está em discussão atualmente no Conama, vai regulamentar a gestão da fauna silvestre, como por exemplo, as regras e categorias de criadores comerciais de animais silvestres, mantenedores de fauna, Zoológicos e Centros de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Representado pela servidora Tainan Bezerra Oliveira, o Iema vem auxiliando na elaboração das normas. O órgão colabora com a sua experiência adquirida com os serviços de gestão de fauna, prestados desde 2013, como análise de processos, vistoria em criadouros, autorização de manejo de fauna nos processos de licenciamento ambiental e ainda o Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS).

A bióloga Tainan Bezerra Oliveira, servidora da Gerência de Recursos Naturais reforça a importância da presença do Iema nas reuniões. “A participação do Instituto é muito importante por que nós podemos levar a realidade do nosso Estado. E em relação à gestão da fauna silvestre, para que as resoluções se adequem, já que são os órgãos Estaduais que vão executar o que está sendo proposto”, disse Tainan.

O Iema já participou da 11ª, 12ª, 13ª e 14ª reunião da Câmara Técnica de Biodiversidade.  Os próximos encontros serão nos dias 22 e 23 de novembro e nos dias 5 e 6 de dezembro.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Mariana Bolsoni