26/04/2019 12h19 - Atualizado em 26/04/2019 12h22

Iema participa de reunião do Plano de Manejo da APA e Parque Mochuara

Foto: Iema/Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou da consulta pública para apresentação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Natural Municipal do Monte Mochuara (PNMMM) nessa quinta-feira (25), no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande, Cariacica. A consulta pública apresentou alguns resultados de uma consultoria realizada, com diagnóstico local e definição de características.

O primeiro parque natural de Cariacica ocupará 1,52% da área total do município. Com 436,18 hectares de extensão e 9,390 quilômetros de perímetro. O Iema participa da elaboração do Plano de Manejo com apoio técnico nas discussões sobre as possibilidades de uso público e de controle ambiental sobre a área em questão.

“Vamos refinar os dados coletados pela consultoria para concretizar o Plano de Manejo. Assim, Iema e a Prefeitura de Cariacica poderão traçar um planejamento voltado para as áreas de educação, controle ambiental, regularização fundiária, fiscalização de fauna e flora, conscientização dos produtores, assistência aos produtores rurais e a busca pelo melhor entendimento sobre o que é uma Unidade de Conservação”, explica o técnico em Desenvolvimento Ambiental e Recursos hídricos do Iema e gestor da Rebio de Duas Bocas, Fabiano Zamprogno Novelli.

O Parque Mochuara forma um corredor ecológico com a Rebio de Duas Bocas e está entre os dez principais corredores ecológicos do Estado, formado por Mata Atlântica, recursos hídricos e animais silvestres nativos. A parceria da Prefeitura de Cariacica com o Iema tem grande relevância para a concretização do Plano de Manejo.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema