O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou, nessa segunda-feira (09), da reunião de acompanhamento dos Termos de Compromisso Ambiental (TCA), que foram firmados com as empresas ArcelorMittal e Vale. Os termos foram firmados em 2018, pelo Governo do Estado, Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPES), e pelas empresas, visando à redução das emissões atmosféricas.
Durante a reunião, a gerente de Controle e Licenciamento Geral do Iema, Delanie Tienne, apresentou a situação de cumprimento das metas estabelecidas pelos TCAs. A Arcelor tem 131 metas, das quais 82 foram cumpridas até o momento, 14 estão em execução e 35 estão em análise pela equipe do Iema. Já a Vale tem o total de 48 metas, 24 foram cumpridas, 18 estão em execução e seis em análise. As empresas também apresentaram as próprias prestações de contas das metas e o que estão realizando para cumprir as metas que faltam.
Na ocasião, o Iema apresentou ainda o panorama da Rede de Qualidade do Ar, os últimos resultados e as atualizações e melhorias que estão sendo realizadas nas redes automática e manual, que medem gases e material particulado, respectivamente. O Iema tem hoje 10 estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar, com 9 em operação e uma em remanejamento de local, e 12 estações manuais. Proporcionalmente, o Espírito Santo é o estado brasileiro com a melhor cobertura no monitoramento da qualidade do ar.
Além disso, entre as melhorias previstas, o Iema está trabalhando na contratação dos estudos de caracterização da poeira sedimentável, popularmente conhecido como ‘DNA do Pó Preto’, e realizando testes em equipamentos para medir a poeira sedimentável de forma automática.
“Estamos empenhados em aliar a qualidade ambiental e do ar que respiramos com o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Mesmo com a finalização dos TCAs, nossas equipes continuarão trabalhando empenhadas no monitoramento e fiscalização tanto das empresas quanto da qualidade do ar, realizando vistorias e incorporando algumas práticas ao licenciamento ambiental”, destacou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada.
Participaram também da reunião o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço; o procurador-chefe do MPF-ES, André Pimentel; o procurador-geral de Justiça do MPES, Francisco Berdeal; a promotora e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do MPES, Bruna Legora; o promotor Marcelo Lemos; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; os representantes das empresas Vale e Arcelor, e de Associações de Moradores de bairros da Grande Vitória, entre outras autoridades.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES