14/11/2023 17h06 - Atualizado em 14/11/2023 17h09

Iema participa de reunião da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), participou de reunião da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), realizada em São Paulo, nessa segunda-feira (13). O evento reuniu órgãos estaduais de Meio Ambiente.

O objetivo foi buscar melhorias na gestão do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos (MTR). Estiveram presentes na reunião os estados que utilizam a ferramenta, juntamente com a equipe técnica desenvolvedora do sistema MRT.

O Iema representado pela equipe Coordenação de resíduos sólidos e saneamento (CRSS). “A reunião oportunizou uma troca de experiências e buscou alinhar perspectivas e soluções integradas, mais um passo importante na implementação do sistema MTR no Espírito Santo e no Brasil”, disse a coordenadora da CRSS, Caroline Vescovi.

Participaram do evento, o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), órgãos ambientais do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A ABREMA é originária da fusão das maiores associações do setor de resíduos sólidos no país, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE), o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR), e o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB). Em continuidade à atuação da então ABETRE, a ABREMA continua a dar suporte aos Estados na implementação do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Sistema MTR-ES

O sistema é uma plataforma de gestão e fiscalização, que permite ao Iema e outros órgãos — Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Polícias Militar do Espírito Santo (PMES) e Rodoviária Federal (PRF) e órgãos ambientais municipais — o monitoramento dos dados inseridos pelos usuários no sistema. A ferramenta possibilita ainda emissão de relatórios gerenciais e dos documentos necessários, além de criar uma base de dados para análise e proposição de políticas públicas para a gestão de resíduos sólidos.

Texto: Elisangela Alves

Assessoria de Comunicação do Iema