O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) marcou presença na Semana da Agroecologia, realizada entre a última quinta-feira (10) e esta quarta-feira (16), na Escola Família Agrícola de Belo Monte, em Mimoso do Sul. O evento aconteceu no entorno do Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast) e contou com uma programação diversificada, voltada à promoção de práticas sustentáveis no meio rural.
Durante os quatro dias de atividades, servidores do Iema conduziram oficinas e palestras, além de distribuírem materiais educativos voltados à preservação ambiental e à agroecologia. Uma das atrações foi a oficina de confecção artesanal de placas de madeira, ministrada pelo servidor Anderson Kruger, do Parque Estadual Mata das Flores (PEMF). Utilizando a técnica de pirógrafo e madeiras reaproveitadas, doadas pela Reserva Biológica de Duas Bocas (Rebio), a atividade despertou o interesse dos participantes pela criatividade e valorização de recursos naturais.
A servidora do Iema, Sarah Helmer, que atua no Monast, apresentou uma palestra sobre o cultivo de cacau em sistemas agroecológicos, destacando a integração entre conservação ambiental e geração de renda para as comunidades. Já Rafael Capeletti, servidor do Parque Estadual de Pedra Azul (Pepaz), falou sobre a meliponicultura — criação de abelhas sem ferrão — e seu papel essencial na polinização e preservação da biodiversidade.
Para o gestor do Monast, Guilherme Carneiro, a presença do Iema na Semana da Agroecologia reforça a importância do conhecimento integrado na conservação da natureza. “Atuar em Unidades de Conservação ou em sistemas agroecológicos exige uma abordagem multidisciplinar, que une ciência, educação e práticas sustentáveis em benefício das comunidades e dos ecossistemas”, destacou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES