08/11/2019 10h56 - Atualizado em 08/11/2019 14h43

Iema participa da 91ª reunião ordinária da Abema, em Recife

Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou, nos dias 7 e 8 de novembro, da 91ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e 1ª Assembleia Geral Extraordinária, na cidade de Recife, em Pernambuco. O encontro reúne os titulares dos órgãos de gestão ambiental de vários estados e contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, e dos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Um dos objetivos do encontro foi o debate sobre as questões relacionadas à agenda de mudanças climáticas e a melhoria dos sistemas na Lei de Licenciamento Ambiental. “A gestão do meio ambiente é um desafio e a agenda da sustentabilidade está em voga diante da definição de estratégias no combate aos desastres ambientais como o desastre que ocorre no litoral nordestino com o derramamento de óleo nas praias”, observou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

A partir dessa reunião com as entidades estaduais de meio ambiente, foram definidas estratégias de combate aos desastres ambientais. Alguns assuntos debatidos foram questões relacionadas ao clima, acordos internacionais, planejamento das próximas décadas, a questão do carbono zero e os gases do efeito estufa. “São assuntos prioritários que exigem uma ação conjunta dos estados brasileiros”, comentou Alaimar Fiuza.

Ações

Sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Espírito Santo, Alaimar Fiuza destacou a criação do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, cujo objetivo é promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade com vista ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas.

Na pauta da 1ª Assembleia Geral Extraordinária houve análise e votação das contas do exercício de 2018 e apreciação da proposta para alteração de Estatuto Abema. A Abema é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos e que representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando secretarias de estado, autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos, que concentram boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iema/Seama