O projeto Biblioteca Itinerante, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), chegou à Escola Municipal de Educação Básica Frade (EMEB), localizada dentro dos limites do Monumento Natural O Frade e a Freira (MONAFF), no município de Vargem Alta. Cerca de 20 crianças participam do projeto, que tem como objetivo unir literatura e educação ambiental para fortalecer os vínculos com o território em que vivem.
As ações, que tiveram início na última quarta-feira (30), serão desenvolvidas ao longo de 40 dias. Nesse período, mais de 80 livros estarão disponíveis para consulta por alunos e professores, que também receberam diários de leitura para registrar descobertas e reflexões. Desenvolvido pelo Iema desde 2017, a Biblioteca Itinerante percorre escolas do entorno da unidade de conservação, estimulando a leitura e fortalecendo o vínculo das crianças com o meio ambiente em que vivem.
A gestora do Monaff, Janine Scandiani, explicou que, aliando literatura e educação ambiental, o projeto contribui para despertar nas crianças a curiosidade, a empatia e o sentimento de pertencimento. “Nosso objetivo com a biblioteca é mostrar que a conservação ambiental também passa pela valorização da cultura e da educação. Quando as crianças se veem como parte do território em que vivem, elas se tornam aliadas na proteção do meio ambiente”, destacou.
Texto: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES