26/04/2023 14h34 - Atualizado em 27/04/2023 16h41

Iema inicia Curso de Formação Continuada em Ecoeducação para agentes públicos

Foto: Karol Gazoni/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), deu início, nessa terça-feira (25), ao curso de Formação Continuada em Ecoeducação para agentes públicos. O objetivo é capacitar os servidores para que se tornem também educadores ambientais, aliando os conhecimentos adquiridos às atividades diárias.

O público-alvo do curso é formado por servidores públicos ligados às secretarias estadual e municipal, nas áreas de meio ambiente, educação e segurança pública. A capacitação é realizada em parceria como o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Vitória.

“A Educação Ambiental é muito importante e trabalhamos sempre para que seja difundida. Aproveitem esse curso para adquirir conhecimentos, debater e trocar experiências. Temos aqui representantes de diversos setores. Vamos juntar forças pois a cooperação transforma”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, durante a aula inaugural.

A formação tem carga horária total de 60 horas,distribuídas em 15 encontros, entre aulas presenciais na sede do Iema, em Cariacica, aulas virtuais e visitas técnicas na Reserva Biológica Duas Bocas, em Cariacica, no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, e no Planetário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

A capacitação tem origem no projeto de mestrado do ProfEPT, elaborado pelo servidor Rodrigo Almeida de Oliveira, que desenvolve pesquisa com o tema daEducação Ambiental. “Acreditamos que curso permitirá aos agentes públicos, de acordo com suas competências e atribuições legais, promover a interação socioambiental entre o público que realiza atendimentos na área de meio ambiente, além de uma comunidade mais consciente e educada acerca de assuntos ambientais”, ressaltou Oliveira.

Também participaram da aula inaugural a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão; a professora do Ifes, Renata Gomes; e o professor doutor, Luiz Fernando Schettino.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni