30/08/2017 18h03 - Atualizado em 30/08/2017 18h05

Iema faz fiscalização na Reserva de Concha D’Ostra, em Guarapari

Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está promovendo, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Guarapari, ações de fiscalização na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra, em Guarapari. O objetivo é impedir ocupações irregulares e a invasão de áreas naturais protegidas na região.
A fiscalização, que ocorrerá durante toda esta semana, conta com autuações de loteamentos irregulares em áreas proibidas para ocupação e a retirada de cercas e mourões. Desde 2010 são realizadas ações de fiscalização na Reserva de Concha D’Ostra, com pelo menos duas intervenções ao ano, para retirada de ocupações irregulares e autuação de loteamentos sem licenciamento.

Intervenção

Para evitar os avanços das ocupações e degradações em direção ao manguezal, está sendo construído um parque linear na reserva de Concha D’Ostra, com um calçadão de dois quilômetros de extensão e 2,5 metros de largura. O calçadão terá quatro acessos ao bairro, sendo que cada um vai oferecer aos moradores uma praça com área de lazer.
A previsão para que as obras sejam concluídas é dezembro deste ano. O calçadão já foi construído, falta agora o calçamento e a instalação dos alambrados. Será finalizada também a construção das três praças que fazem parte do local.

Com a obra, o local será completamente transformado em sua estrutura tendo como objetivo a preservação do meio ambiente.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Texto: Izadora Roriz