Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2025 09h07

Iema emite licença de operação para Central de Tratamento de Resíduos Sólidos do Condoeste em Colatina

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) entregou oficialmente a Licença de Operação para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Colatina (CTRSC), nesta quarta-feira (17), durante reunião do Consórcio Público para o Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Estado do Espírito Santo. (Condoeste), no Palácio Anchieta, em Vitória. O empreendimento beneficiará os 22 municípios que fazem parte do Condoeste. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, ressaltou a importância do início da operação da CTRSC.  “A emissão da Licença de Operação para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Colatina é um marco histórico para a gestão ambiental no nosso Estado. A destinação adequada dos resíduos é essencial para a proteção do nosso meio ambiente, garantindo mais saúde e qualidade de vida à população. O Governo do Espírito Santo tem atuado com responsabilidade e planejamento para apoiar os municípios nesse processo, investindo em infraestrutura e promovendo soluções que ampliam a capacidade de atuação local”, disse.

A licença representa a etapa final do processo de licenciamento ambiental e autoriza o pleno funcionamento do aterro sanitário, após a comprovação da instalação dos equipamentos de controle ambiental e do atendimento a todos os requisitos legais e técnicos exigidos. “É uma alegria muito grande emitirmos essa licença ao Condoeste. Esse é um empreendimento que beneficia muito os municípios, em especial os de pequeno porte. Agradecemos aos esforços do governador, Renato Casagrande, do vice-governador, Ricardo Ferraço, dos servidores do Iema, a todos que se empenharam nesse trabalho desafiador”, destacou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada. 

Localizada na zona rural de Colatina, na BR-259, a Central de Tratamento dispõe de uma área de 52.164,87 metros quadrados e capacidade volumétrica de 523.119,77 metros cúbicos. O espaço será estruturado em oito camadas para disposição adequada de resíduos sólidos urbanos e rejeitos (Classe II), conforme os projetos aprovados. A CTRSC beneficiará diretamente os 22 municípios integrantes do Condoeste.

“A emissão da licença de operação do Condoeste pelo Iema representa um marco histórico para o Espírito Santo. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, tem conduzido este processo com responsabilidade e visão de futuro, assegurando que os 22 municípios integrantes do consórcio tenham uma solução definitiva e ambientalmente correta para os resíduos sólidos urbanos. Este é um passo fundamental para erradicar os lixões, proteger o meio ambiente e oferecer mais saúde e qualidade de vida à população. Nada disso seria possível sem a liderança do governador Renato Casagrande, a confiança dos prefeitos e a dedicação das nossas equipes técnicas”, ressaltou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.

Ao todo, já foram investidos cerca de R$ 22,3 milhões pelo Governo do Estado no Condoeste, abrangendo a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), as cinco estações de transbordo em implantação e o reforço da frota municipal com a entrega de 15 caminhões compactadores. O Consórcio é composto pelos municípios de Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni

(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema ES

 

Assessoria de Comunicação Sedurb

Fernanda Magalhães

(27) 99661-7588

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard