Governo do Estado do Espírito Santo
14/12/2022 14h27 - Atualizado em 14/12/2022 14h30

Iema é vencedor do Prêmio Inoves 2022 com o projeto GEOIEMA

Foto: Divulgação/GEOIEMA

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é um dos vencedores do Prêmio Inoves 2022 com o projeto GEOIEMA. A plataforma on-line que disponibiliza dados e informações ambientais geoespaciais para consulta, interação e download, foi vencedora na categoria Projeto em Desenvolvimento do Poder Executivo Estadual, concorrendo com outros 68 projetos inscritos.

 “Quero parabenizar a equipe por ter acreditado e aceitado o desafio de implantação de novas tecnologias e novas ferramentas para melhorar a eficiência do serviço ambiental prestado, e pela qualidade do produto gerado. Com certeza outras conquistas virão em breve e a gente melhorará ainda mais os serviços que o Iema presta à sociedade capixaba”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto, Alaimar Fiuza.

 Desenvolvida pelos servidores da Coordenação de Geomática (CGEO) do Iema, o GEOIEMA é uma plataforma gratuita, disponível para acesso no site do Iema ou diretamente pelo link: http://geo.iema.es.gov.br/  O GEOIEMA tem como base a plataforma Leaflet, uma biblioteca gratuita de dados de mapeamento que permite disponibilizar informações geoespaciais distribuídas pelo território.

 “Estou muito orgulhoso e feliz por essa conquista! Essa é uma vitória não só da CGEO, mas de todo o Iema, porque o GEOIEMA é um projeto construído com a parceria dos servidores”, comemora o coordenador da CGEO, Pedro Ronchi.

 Os objetivos da plataforma são promover a transparência de informações, proporcionar a disseminação e o uso de dados ambientais geoespaciais para os cidadãos, empresas, consultores ambientais, pesquisadores, prefeituras e demais órgãos públicos. Também contribui com a fiscalização, monitoramento ambiental e na tomada de decisões, visando à melhoria dos serviços e políticas públicas ambientais.

 O GEOEIMA disponibiliza dados e informações geoespaciais, como imagens ortorretificadas de voos aéreos com alta qualidade; imagens de drones em 360° dos Parques Estaduais, limite de áreas protegidas (unidades de conservação Estadual e Federal, áreas prioritárias para conservação e zonas de amortecimento das UC’s); hidrografia de cursos d’água com dados de vazão e bacias hidrográficas; dados de geologia como estruturas geológicas e geomorfologia; dados de monitoramento como áreas de inundação e áreas de risco da Defesa Civil; uso e ocupação temporal do solo; localização e informações das licenças ambientais emitidas, entre outras informações.

 “Além disso, o GEOIEMA substitui o i3Geo, software desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, mas que acabou sendo retirado do ar devido à falta de atualização e fragilidade na segurança do projeto”, explica Pedro Ronchi.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard