O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Iema) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Cachoeiro de Itapemirim, realizaram, nesta quarta-feira (11), uma apreensão de quatro aves silvestres ameaçadas de extinção, além de três alçapões para capturar aves e seis gaiolas. Os animais eram mantidos em cativeiro de forma irregular, no município de Mimoso do Sul.
Os responsáveis por manter as aves de maneira ilegal foram identificados e autuados pela Polícia Militar Ambiental. As aves apreendidas serão reabilitadas e devolvidas à natureza, e as gaiolas e alçapões foram inutilizados.
“Passou da hora de rompermos com a cultura do aprisionamento de aves silvestres. Precisamos aprender a admirar as aves livres na natureza. O número de espécies de aves ameaçadas nas listas oficiais aumenta a cada período”, disse o gestor do Monumento Natural Estadual Serra das Torres (Monast), Guilherme Carneiro.
As quatro aves estão na lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção no Espírito Santo, conforme Decreto Estadual nº 5.237-R/2022. Duas delas eram da espécie Sporophila frontalis, conhecida como Catatau, que figura como Criticamente Ameaçada de extinção e duas da espécie Saltator similis, conhecida como Trinca-ferro, que figura como vulnerável na lista.
As aves não tinham anilha e registro, conforme determina a legislação em vigor (Lei Estadual Complementar Nº 936/2019 e Instrução Normativa IEMA Nº 06/2017).
Texto: Elisangela Alves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br / comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES