Nessa terça-feira (29), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) marcou presença em mais uma reunião da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), realizada em São Paulo. Representado pelas servidoras Deisy Paulo e Caroline Vescovi, o Iema reforçou o compromisso do Espírito Santo com o aprimoramento contínuo do Sistema Online de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), importante instrumento para a gestão de resíduos sólidos em âmbito estadual e nacional.
Esta foi a segunda reunião com foco no intercâmbio de experiências e nas melhorias do Sistema MTR, reunindo a Abrema, o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), órgãos ambientais estaduais e a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.
A pauta incluiu o compartilhamento de melhorias e avanços na implementação dos sistemas estaduais e federal, além de discussões sobre os próximos passos para aprimorar a rastreabilidade na movimentação de resíduos no País.
Entre os estados que implementaram o sistema, estiveram presentes na reunião, além do Espírito Santo, representantes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, enquanto Goiás e Pernambuco passam pela fase de implantação.
“A troca de experiências entre os estados e o MMA é fundamental para promover a evolução do sistema, que permite o monitoramento, a emissão de documentos e a análise de dados para a formulação de políticas públicas de gestão de resíduos sólidos”, destacou a servidora do Iema Caroline Vescovi.
Ela ressaltou ainda que o sistema MTR-ES continua sendo uma ferramenta estratégica na gestão de resíduos, proporcionando o rastreio da movimentação de resíduos sólidos no território estadual e colaborando para um controle ambiental mais eficiente.
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema