Governo do Estado do Espírito Santo
11/03/2024 11h02 - Atualizado em 11/03/2024 11h12

Iema Digital: servidores são capacitados para utilizar o módulo de licenciamento ordinário do sistema

Foto: Karol Gazoni/Iema

A partir do dia 1º de abril, os requerimentos de licenciamento ordinário também serão feitos pelo Iema Digital, o sistema de licenciamento ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Para dar mais esse passo na digitalização dos serviços prestados, o órgão iniciou, nesta segunda-feira (11), a capacitação dos servidores para utilizar o novo módulo.

Desde fevereiro do ano passado, o Iema Digital já é utilizado para os requerimentos de Dispensa de Licenciamento Ambiental e de Licenciamento Simplificado. Além disso, o módulo de fiscalização é utilizado desde janeiro de 2023 internamente no órgão. Ao longo dos próximos dias, todos os servidores que atuam na área de licenciamento serão treinados e aprenderão na prática como funciona o sistema.

“O Iema Digital é uma ferramenta para melhorar nosso trabalho e nosso serviço para a sociedade, trazendo mais eficiência e transparência. Para chegar aqui, tivemos um grande trabalho técnico de desenvolvimento, homologação e validação e agradecemos a todos que contribuíram. Agora, com o uso, vamos amadurecer e continuar evoluindo o sistema”, destacou o diretor-geral do Iema, Alaimar Fiuza.

Com o Iema Digital, os cidadãos e as empresas fazem o requerimento diretamente pelo sistema, que disponibiliza também o protocolo inteligente, possibilitando a avaliação dos documentos do requerimento de forma digital. Além disso, a análise técnica, aprovação e a emissão de licenças também é feita de forma eletrônica. A comunicação entre o cidadão e as empresas é realizada digitalmente via sistema e correio eletrônico. 

Entre os benefícios do novo sistema estão a padronização dos documentos e das informações do processo de licenciamento; e a disponibilização de informações completas sobre esses processos de licenciamento e o seu acompanhamento de forma virtual.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard