O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) debateu melhorias na conservação de espécies ameaçadas de extinção na 2ª Monitoria Anual do Plano de Ação Territorial (PAT) Capixaba-Gerais, realizado na última semana em Vitória. O evento reuniu representantes de órgãos estaduais de Meio Ambiente dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais e representantes da sociedade civil organizada.
O encontro teve como tema central avaliar o desenvolvimento das ações planejadas visando à conservação das espécies ameaçadas de extinção no território do Espírito Santo e de Minas Gerais.
A programação contou com uma visita técnica ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), no município de Santa Teresa, considerando que uma das ações do PAT consiste na obtenção de dados sobre espécies em alto nível de ameaça em áreas lacuna de conhecimento. Lá, os participantes puderam conhecer de perto o trabalho que é realizado na conservação das espécies da região.
Ao final do evento, foram apresentados os painéis de gestão dos anos 1 e 2 do PAT, que mostraram os percentuais das ações que foram iniciadas; as que estão em andamento; as que foram concluídas e as novas ações pós monitoria.
"O PAT completa dois anos desde sua oficialização e a monitoria agora realizada nos permitiu ver que avançamos nos últimos meses. Ainda há um longo caminho pela frente, mas a colaboração dos representantes das instituições envolvidas tem sido fundamental para o resultado obtido até aqui”, disse a coordenadora do PAT pelo Iema, Savana de Freitas.
“Acredito que a reunião foi produtiva e sigo com a expectativa de que possamos contribuir com a conservação da sociobiodiversidade no território dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais”, disse a servidora.
A ação contou com a participação do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) e articuladores de ações, sob a coordenação Iema, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas - Minas Gerais (IEF-MG). Também estiveram presentes representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da gerência regional nordeste MG-IEF, da associação de proprietários da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs) do ES e MG, de organizações não governamentais (ONGs), universidades e institutos de pesquisas.
PAT
O Plano de Ação visa à conservação de 184 espécies-alvo, sendo 24 espécies de animais e 180 espécies de plantas, classificadas como Criticamente em Perigo (CR) de extinção e que não estavam sob proteção de Unidades de Conservação (UC) ou por Planos de Ação Nacionais para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN).
O IEMA publicou em 08 de dezembro de 2021, a Instrução Normativa N°07-N, no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOE/ES), que estabeleceu a criação do PAT Capixaba-Gerais e o Grupo de Assessoramento Técnicos (GAT). Por tratar-se de um PAT realizado em parceria, o IEF também publicou no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOE/MG) a Portaria N° 75 em 18 de novembro 2021.
Texto: Elisangela Alves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES