O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) mobilizou equipes neste domingo (21), para combater um incêndio florestal no Parque Estadual de Mata das Flores, em Castelo. O fogo foi identificado por volta das 16h por um servidor da Unidade de Conservação e, devido às altas temperaturas e ventos fortes, se espalhou rapidamente, exigindo pronta resposta da brigada.
No primeiro dia de atuação, participaram da ocorrência 10 brigadistas e dois servidores do Iema, com apoio de três viaturas, um drone de monitoramento, além de equipamentos como sopradores, abafadores e enxadas. A equipe conseguiu conter as chamas e evitar a propagação para áreas mais densas da floresta, embora o risco de reignição permaneça em função das condições climáticas.
Para esta segunda-feira (22), está previsto o reforço da equipe, com a presença de 18 brigadistas e cinco servidores em apoio logístico e de coordenação. Também está em planejamento o uso de dois drones para mapeamento de focos de calor e, caso necessário, a mobilização do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER).
O diretor-geral do Iema, Mário Louzada, reforçou a importância da conscientização da população. “Os incêndios florestais causam danos profundos à biodiversidade e colocam em risco os nossos ecossistemas. É fundamental que a sociedade se conscientize sobre os perigos e impactos dessas ocorrências. A rápida atuação da nossa equipe demonstra o compromisso do Iema em proteger nossas áreas naturais, mas a prevenção continua sendo o caminho mais eficaz", disse.
Já o coordenador Operacional de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do Prevines, Marcelo Nascimento da Silva, destacou a mobilização imediata no enfrentamento das chamas. “Assim que o incêndio foi identificado, houve uma resposta rápida, com o acionamento de brigadistas, servidores e uso de todos os recursos disponíveis. O esforço conjunto e coordenado é fundamental para reduzir os danos e garantir a segurança da Unidade de Conservação", afirmou.