14/06/2017 15h02 - Atualizado em 06/07/2017 14h26

Iema capacita municípios para atuação na fiscalização ambiental

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) reuniu nesta manhã diversos municípios do Sul do Estado que ainda não licenciam e ofereceu treinamento sobre fiscalização ambiental.  O objetivo é qualificar os técnicos destas localidades para que possam desempenhar suas atividades, bem como tornar o sistema  mais eficiente. Com isso, poderão desempenhar futuramente as fiscalizações de maneira correta e com qualidade na gestão ambiental.

Essa é a segunda etapa de qualificação oferecida aos municípios do interior. A primeira reuniu aqueles que já realizam licenciamento. No próximo dia 22 receberão treinamento os municípios do Norte do Espírito Santo, que também não licenciam. O órgão irá oferecer ainda curso de Licenciamento em Extração e Beneficiamento de Rocha, previsto para o dia 12 de julho e também dois cursos de captação de recursos e elaboração de projetos.

O treinamento, fornecido pela Gerência de Fiscalização, pelo Núcleo de Apoio às Políticas Municipais de Meio Ambiente (Napma) e com o apoio da Assessoria Jurídica do IEMA, abordou técnicas de fiscalização, legislação ambiental, entre outros temas.

Licenciamento

Já realizam o licenciamento no âmbito municipal: Anchieta, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Rio Bananal, Santa Teresa, São Domingos do Norte, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Tatiana Ronchi