Governo do Estado do Espírito Santo
01/12/2023 16h34

Iema capacita Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar sobre uso de drones em diversos cenários operacionais

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ministrou uma capacitação de drones para a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e a Polícia Militar (PMES) do Espírito Santo. O curso foi realizado, nesta semana, na sede da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, e teve como objetivo difundir o conhecimento do Iema sobre o uso das aeronaves remotamente pilotadas nos mais diversos cenários operacionais.

“Toda troca de informação sobre a doutrina utilizada na pilotagem de cada uma das instituições envolvidas é sempre um ganho de aprendizado, possibilitando um intercâmbio de experiência enriquecedoras e potencializando cada uma das instituições envolvidas no papel de prestador de serviço à sociedade”, ressaltou o servidor do Iema, Gilberto Sipioni, que ministrou o treinamento.

O curso foi um módulo avançado para militares que já são habilitados para pilotagem de drones, destacando o uso do equipamento do modelo Mavic como questões atmosféricas, envelope de segurança de voo, recursos de fotos para a performance do equipamento; observações acerca de regras de pilotagem e plano de voo. Além das aulas teóricas, foram realizadas aulas práticas na Praça do Papa, em Vitória.

“O objetivo da capacitação ministrada pelo Gilberto (Sipioni) foi o de trazer um conhecimento mais específico e detalhado aos militares da Corporação acerca dos equipamentos que empregam em suas operações, saindo do lugar comum das instruções sobre pilotagem de UAS. Esse objetivo foi não só atingido como também superado, pois os participantes puderem sanear diversas outras dúvidas com o instrutor, graças à notória expertise e experiência na temática”, destacou a major Lorena Sarmento Rezende, chefe do Departamento de Prevenção, Mitigação e Recuperação da Defesa Civil.

“Agradecemos ao Iema pela parceria e disponibilidade em atender a nossa solicitação. Esperamos poder estreitar esses laços para aprofundarmos ainda mais no conhecimento de outras habilidades necessárias para o aprimoramento dos diversos produtos possíveis que o drone pode gerar para o atendimento das missões da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros”, completou a major Lorena Sarmento Rezende.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard