O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) assinou o Termo de Cooperação nº 004/2017 em parceria com a Federação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O objetivo da cooperação é apoiar o “Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – PELD”, que incentiva pesquisas de longa duração, em áreas ambientais de relevância no território nacional. O Termo tem vigência até dezembro de 2021.
O Iema apoia o Programa por meio dos Projetos “PELD Abrolhos: monitoramento do maior complexo coralíneo do atlântico sul, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo” e “PELD habitats costeiros no Espírito Santo”.
O objetivo do “PELD Abrolhos” é ampliar e assegurar continuidade ao programa de monitoramento do maior e mais importante complexo recifal do país, Abrolhos. Já o “PELD Habitats Costeiros no Espírito Santo” tem como alguns dos objetivos iniciar o monitoramento dos principais parâmetros ambientais costeiros e estuarinos e o reconhecimento da biodiversidade dentro das Unidades de Conservação.
O Programa de Pesquisa Ecológica é de fomento e apoio a sítios de pesquisa de longa duração e sua disseminação em rede, com temáticas de base ecológica que compreendem desde aspectos físicos e bióticos até aos aspectos socioeconômicos, territoriais e institucionais.
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Mariana Bolsoni/Maxieni Muniz
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees