30/08/2024 13h49

Iema articula cooperação técnica com Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) representou o Espírito Santo em uma reunião com representantes da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês), para discutir possíveis colaborações técnicas entre as instituições. O encontro ocorreu nessa terça-feira (27), no Consulado Americano no Rio de Janeiro, que está intermediando as tratativas.

Além do Espírito Santo, participaram do encontro representantes dos órgãos ambientais dos governos estaduais da Bahia e Rio de Janeiro, além das prefeituras de Salvador e Rio de Janeiro. Durante a reunião, o Iema, representado pelas servidoras Maria Aparecida Sodré e Karolina Gazoni, apresentou alguns de seus projetos, programas, boas práticas e desafios enfrentados no Estado.

“O Iema teve uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, uma instituição com vasto conhecimento técnico em áreas que fazem parte do nosso cotidiano. Esse tipo de cooperação pode nos ajudar a aprimorar nossas práticas e enfrentar desafios ambientais com mais eficiência”, destacou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada.

O representante da EPA, Mark Kasman, enfatizou a expertise da agência americana em diversas questões levantadas pelo Iema e outros órgãos presentes. “Podemos trocar experiências e promover um intercâmbio técnico em temas comuns, como incêndios florestais, qualidade do ar e desastres naturais. Essa cooperação é fundamental para fortalecer os esforços de preservação ambiental entre os Estados Unidos e o Brasil”, afirmou.

O cônsul-geral no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, ressaltou a importância da parceria entre os estados brasileiros e os Estados Unidos. “Enfrentamos os mesmos problemas e desafios. Estar em um grupo técnico como este e trabalharmos juntos é essencial para lidarmos com as questões ambientais de forma eficaz”, disse.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema