03/05/2024 11h19

Iema apresenta Panorama da Educação Ambiental nos estados brasileiros durante reunião da Abema

Os indicadores e o diagnóstico da Educação Ambiental nos estados brasileiros foram apresentados durante a reunião da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada na última semana, pela gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Anna Tristão, que coordena a Câmara Técnica (CT) de Educação Ambiental da Abema.

Hoje, 88% dos estados brasileiros tem políticas públicas de Educação Ambiental, 65% tem programa de Educação Ambiental e 100% tem comissão interinstitucional de Educação Ambiental.

“Assim que assumi a coordenação, enviamos a pesquisa diagnóstica aos estados. A proposta é que até 2030, a Abema, por meio da CT, subsidie a estruturação das políticas públicas de Educação Ambiental nos estados e que, até 2028, os estados que já tem a lei, consolidem os programas da área”, explicou Anna Tristão.

Essas, entre outras propostas, foram aprovadas pelos gestores dos órgãos ambientais estaduais que participam da Abema na segunda-feira (29) e foram apresentadas aos componentes da Câmara Técnica durante reunião na terça-feira (30).  Também foram apresentados os repasses das tratativas feitas com o Ministério do Meio Ambiente.

“O Espírito Santo hoje é referência com as políticas públicas da municipalização da Educação Ambiental. Estamos à frente da Câmara Técnica, mostrando a capilaridade que o estado tem na temática”, ressaltou Anna Tristão. A Câmara Técnica tem o objetivo de estimular e acompanhar as ações e atividades que estão relacionadas à Política de Educação Ambiental nas diferentes Unidades da Federação do território brasileiro.

Além do Espírito Santo, a CT de Educação Ambiental também é coordenada pelo Estado de Alagoas.

Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos. A entidade é a legítima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente e está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, reunindo 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni