O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apresenta o trabalho dos Centros de Educação Ambiental parceiros, instituições certificadas e acompanhadas pela Gerência de Educação Ambiental e que atuam na promoção da sensibilização e da formação socioambiental no Espírito Santo. Esses centros recebem apoio e recursos do Instituto para desenvolver ações educativas que aproximam escolas, comunidades, empresas e organizações da agenda ambiental.
A gerente de Educação Ambiental do Iema, Lohaine Jardim, explica que a atuação dos centros fortalece a rede capixaba de educação ambiental. “As ações desenvolvidas pelos Centros de Educação Ambiental parceiros ampliam de forma significativa o alcance da política pública de educação ambiental no Espírito Santo. Essa parceria é essencial para transformar conhecimento em atitude e engajar cada vez mais pessoas na proteção do meio ambiente. Essas instituições atuam de forma complementar ao Iema e desempenham um papel fundamental na formação de uma cultura de cuidado, responsabilidade e pertencimento”, disse.
Nas montanhas capixabas, em Domingos Martins, entre os parceiros, o Instituto Kebis desenvolve ações voltadas à sustentabilidade e à logística reversa, priorizando o diálogo direto com escolas municipais, estaduais e particulares. Suas palestras, realizadas na fábrica da instituição, permitem que os visitantes conheçam processos de reciclagem, metas globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e práticas de reaproveitamento. O Instituto já atendeu mais de 10 mil pessoas.
Uma iniciativa muito reconhecida é a “moeda verde”, que permite ao visitante fazer uma doação direta à APAE e receber uma muda de ipê-amarelo. A ação integra responsabilidade social, pertencimento e incentivo ao plantio de árvores. O Instituto Kebis também oferece oficinas lúdicas de ESG para crianças e mantém compromissos com a distribuição de mudas para áreas de reflorestamento. Entre 2016 e 2024, foram distribuídas mais de 34 mil mudas, além do reaproveitamento de mais de 16 mil sacolas.
“Nós temos o poder de transformar nosso planeta”, destacou o sócio-proprietário Valter Braun.
Outro centro, é o Instituto Coroa, que ampliou ainda mais sua atuação em educação ambiental nos últimos anos. Em 2025, a instituição promoveu uma das maiores Semanas do Meio Ambiente do estado, reunindo mais de 3 mil alunos, além de professores, famílias e lideranças comunitárias. A programação diversificada incluiu oficinas de reciclagem, palestras, atividades práticas de segregação de resíduos, vivências em sustentabilidade, exposições educativas e ações de mobilização comunitária. O evento reforçou sua capacidade de integrar educação, cultura e participação social em torno da causa ambiental.
O Instituto leva suas ações a escolas, associações e grupos comunitários, onde trabalha temas como reciclagem, redução de impactos, manejo sustentável, consumo consciente e preservação ambiental. Mais de 3 mil estudantes participaram dessas atividades, que incluem demonstrações práticas, dinâmicas sobre separação de resíduos, rodas de conversa, jogos e oficinas que incentivam o protagonismo juvenil em questões ambientais. O centro também conta com o apoio do Instituto Kautsky, que possibilita caminhadas verdes na propriedade próxima à fábrica da Coroa.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema