O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nesta quarta-feira (26), uma reunião de alinhamento com os servidores para apresentar os avanços alcançados no órgão no último ano. O encontro teve como objetivo expor os investimentos realizados, que somam R$ 20 milhões, abrangendo infraestrutura, tecnologia, equipamentos e fortalecimento da equipe, reforçando o compromisso da instituição com a excelência na gestão ambiental.
Durante a apresentação, o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, destacou a importância da união e do fortalecimento institucional para garantir um funcionamento mais eficiente do órgão. “Consideramos o valor humano em todos os processos. Um Iema organizado e encorpado vai funcionar muito melhor do que um Iema fraco e desunido. Precisamos nos fortalecer e reconhecer que somos referência nacional em diversos pontos de licenciamento”, afirmou.
Entre as melhorias realizadas, estão as obras de manutenção na sede do Iema e nas Unidades de Conservação (UCs). Visando à ampliação de áreas de proteção ambiental no Estado, uma das frentes de avanço foi a condução de estudos para a criação de novas UCs, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Além disso, está em andamento a revisão de vários planos de manejo de UCs estaduais.
Outro destaque foi o contrato de manutenção de embarcações, que torna o Iema o único órgão ambiental do Brasil a manter um investimento contínuo de R$ 400 mil por ano para esse fim. O diretor-técnico, Gilberto Sipioni, explicou que o Iema também tem investido fortemente no aprimoramento da fiscalização e monitoramento ambiental, com a aquisição de 37 drones e um treinamento em massa que capacitará 40 servidores até junho. “Esses equipamentos específicos ampliam nossa capacidade de vigilância, o que possibilita realizar uma série de fiscalizações, monitoramentos e ações de conscientização”, disse.
Fortalecendo a prevenção e resposta a emergências ambientais, o Programa de Prevenção e Resposta a Incêndios Florestais (Prevines) recebeu novos investimentos, incluindo equipamentos de ação imediata para proteção ambiental, como EPIs para combate a incêndios, sopradores e bombas. Além disso, a parceria com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) foi fortalecida, garantindo apoio irrestrito em emergências ambientais, especialmente durante a temporada de incêndios.
Na gestão pessoal, o Iema preencheu todas as vagas previstas no concurso de 2022, além de ter chamado mais 43 novos servidores além do previsto. Também estão em tratativas a convocação de mais. Há ainda 72 monitores ambientais atuando nas UCs, em atividades de manutenção e brigadas de incêndio, sendo que 54 passarão a compor o Prevines de forma permanente.
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema