21/08/2023 16h41 - Atualizado em 21/08/2023 16h42

Iema apresenta ações ambientais para representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebeu, nesta segunda-feira (21), uma visita técnica de deputados e assessores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), para conhecer sobre o trabalho desenvolvido no órgão. O Espírito Santo foi escolhido para a visita pelas boas práticas e melhorias que estão sendo desenvolvidas no licenciamento ambiental.

Os participantes da visita são da subcomissão para tratar das fiscalizações, prazos e concessões de licenças da Federação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul.

Durante a reunião, foram apresentados os sistemas finalísticos do Iema e o trabalho realizado, com ênfase no licenciamento e controle ambiental, as legislações pertinentes e o que o Instituto tem feito buscando a inovação e com o objetivo de dar mais celeridade aos processos. Os participantes também puderam sanar dúvidas e ainda conhecer sobre a expertise do Iema no uso de drones na fiscalização e no monitoramento ambiental.

“Nosso objetivo na visita é conhecer os procedimentos adotados no licenciamento ambiental, detectar os problemas que enfrentam no Espírito Santo e as soluções que podemos replicar na Fepam para desburocratizar nosso estado”, explicou o deputado estadual da AL-RS, Professor Claudio Branchieri.

“Queremos parabenizar o trabalho de vocês. Viemos aqui, pois o Iema tem se destacado no licenciamento e isso nos motivou a entender o que tem sido feito para sugerir melhorias que deem segurança ao serviço público no nosso estado”, ressaltou o deputado estadual gaúcho, Guilherme Pasin.

O diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza, agradeceu a visita e o momento de aprendizado mútuo. “É um prazer recebê-los aqui.  Enfrentamos desafios semelhantes nos estados e esses momentos nos permitem uma rica troca de experiências, sempre em busca de um desenvolvimento mais sustentável para nosso país”, destacou.

Estiveram presentes os deputados estaduais Professor Claudio Branchieri e Guilherme Pasin, Andreia Carneiro, representando o deputado Jeferson Fernandes, e os assessores Marcela Zereu e Rodrigo Pedroso. Pelo Iema, participaram, além do diretor-presidente Alaimar Fiuza, os assessores Fabiana Gomes e Wilson Rocha e o gerente de Controle e Licenciamento do Saneamento, Infraestrutura e Mineração, Eder Framil.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni