Governo do Estado do Espírito Santo
02/09/2025 10h04

Iema apoia capacitações para gestores e comunidade sobre convivência segura com onças e javalis

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apoia a realização da Oficina de Capacitação ao Atendimento a Situações de Conflitos com Onças e Javalis, que teve início nessa segunda-feira (1º) e vai até a sexta-feira (05). A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama/ES) e as prefeituras municipais de Castelo e Iconha.

O objetivo da iniciativa é preparar gestores públicos, técnicos e lideranças comunitárias para compreender melhor o comportamento desses animais, identificar situações de risco e adotar medidas simples de segurança que garantam tanto a proteção das pessoas quanto a conservação da fauna silvestre.

A primeira oficina já aconteceu em Castelo na última segunda-feira (1º), e continua com uma visita técnica na Fazenda Santa Rita, nesta terça-feira (02). A próxima parada da iniciativa acontece em Iconha, nos dias 04 e 05 de setembro.

Conservação e convívio social

As onças desempenham papel ecológico importante no controle populacional de espécies como capivaras e javalis, que podem gerar impactos ambientais e prejuízos à agricultura. Esse equilíbrio natural também tem reflexos sobre a vida das comunidades humanas.

“A oficina tem como objetivo formar multiplicadores, que vão disseminar informações essenciais para que possamos conviver de forma harmoniosa com esses animais. A presença deles é possível e natural, e com as estratégias certas, podemos evitar conflitos, agressões ou até a morte desses seres. Durante as oficinas, estamos justamente abordando essas alternativas e soluções”, explica o servidor do Iema, Anderson Luiz Kruger.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard