Governo do Estado do Espírito Santo
04/11/2021 15h32

Iema abre inscrições para Programa de Voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas

Foto: Karolina Gazoni/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está com inscrições abertas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC). Ao todo, são oito vagas que vão contemplar o Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra. O voluntário apoia as unidades de conservação por um período, com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

As vagas serão divididas em duas turmas de quatro voluntários: uma irá atuar de 13 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022 e a outra de 22 de janeiro de 2022 a 03 de março de 2022. A carga horária é de 30 horas semanais, com previsão de atividades nos fins de semana. Alguns trabalhos poderão ser realizados em campo, com caminhadas de 2 a 4 quilômetros.

Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição disponível no site https://iema.es.gov.br/pvuc-programa-de-voluntariado-em-unidades-de-conservacao, preenchê-lo e enviá-lo com o currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com, com o assunto: “Inscrição Parque de Itaúnas – Turma I” ou “Inscrição Parque de Itaúnas – Turma II”. O resultado será divulgado no dia 02 de dezembro.

Podem participar pessoas acima de 18 anos com alguma experiência em atendimento ao público, sensibilização ambiental, aplicação de questionários, tabulação de dados e geração de gráficos em Excel, além de serviços manuais em geral ou comunicação social.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/1998 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida da unidade de conservação, transporte saindo de Vitória, São Mateus ou Conceição da Barra até o Parque, alojamento com roupa de cama em quarto coletivo, com banheiros masculino e feminino na sede do PEI, cozinha com equipamentos e utensílios para o preparo das refeições, e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre a unidade de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os voluntários deverão seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras, higienização das mãos, manter distância e não compartilhar objetos.

 

Serviço:

Edital

Mais informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com ou (27) 3636-2571.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard