29/04/2024 18h26

Guia de campo informa sobre peixes recifais encontrados no Arquipélago das Três Ilhas

Foto: Karol Gazoni/Iema

As espécies mais comuns encontrada nos recifes rasos do Arquipélago das Três Ilhas, em Guarapari, fazem parte do Guia de Campo dos Peixes Recifais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba. O guia tem o objetivo de incentivar o mergulho recreativo e a observação da vida marinha nessas ilhas, estimulando o interesse pelo mar, pelo contato direto com a natureza e pela conservação da biodiversidade.

O material foi desenvolvido pelo Programa Pequeno Guarda-parque da Editora Naturalistas. O guia foi lançado na quinta-feira (25), no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com a presença do pesquisador João Luiz Gasparini e do biólogo Lauro da Cunha Narciso, que elaboraram o livreto.

No lançamento, o diretor técnico do Iema, Gilberto Sipioni, agradeceu a parceria dos autores. “Agradeço ao Lauro e ao Gasparini pelo apoio à causa da conservação da biodiversidade. É muito importante termos essas parcerias nos trabalhos que desenvolvemos”, ressaltou.

Lauro Narciso explicou sobre o Programa Pequeno Guarda-parque, que já foi desenvolvido em outras Unidades de Conservação (UCs) sob gestão do Iema. “No programa, criamos uma ferramenta de interpretação ambiental e doamos esse material para ajudar na preservação das UCs”, disse.

Já João Luiz Gasparini apresentou uma síntese dos 40 anos de pesquisa sobre peixes recifais, em especial nas ilhas de Guarapari e perspectivas futuras para a região. “Pesquisador em geral produz um material técnico e um guia como este é muito importante para levar a informação de uma forma mais compreensível para a população”, destacou.

A APA de Setiba, única Unidade de Conservação estadual que abrange o bioma marinho, abriga uma grande biodiversidade marinha, especialmente a de peixes recifais, que é considerada uma das maiores do Atlântico Sul-Ocidental. Com uma rica variedade de cores, formas e modo de vida, os peixes recifais são aqueles que dependem do fundo marinho de corais, rochas e algas para se alimentar, reproduzir e buscar abrigo contra predadores.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O GUIA

Assessoria de Comunicação do Iema