O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participou do resgate do elefante-marinho Fred, no final da tarde dessa quarta-feira (25), na praia de Campo Grande, em São Mateus.
O elefante-marinho foi sedado para evitar acidentes com ele e com a técnicos responsáveis por seu manejo. Durante esse procedimento foram recolhidas amostras de sangue e secreções e encaminhas para análise laboratorial. O animal foi encaminhado para cativeiro, no qual será tratado. Tudo correu bem durante seu resgate onde o animal foi contido e transferido sem se machucar e o tratamento iniciado na manhã de hoje.
Também participaram do resgate o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Montada e a Prefeitura de São Mateus.
Transferência
Fred foi encontrado muito debilitado, apresentando grande perda de peso e com alguns cortes profundos no corpo . Foi decidido então pela equipe de profissionais de todas as instituições envolvidas que seria transferido para um cativeiro em Guriri, balneário de São Mateus, para ser tratado.
--
SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012