O elefante marinho conhecido como Fred está recebendo atendimento em cativeiro desde o dia 25 de janeiro de 2017, quando foi resgatado com diversos ferimentos profundos e muito magro em uma praia de São Mateus, Espírito Santo.
O animal já teve o peso estimado em uma tonelada, mas atualmente estima-se que esteja pesando entre 500 e 700 kg. Para que o resgate fosse realizado com segurança para as equipes e para o animal, ele recebeu um anestésico.
No cativeiro, Fred tem recebido medicações e soro várias vezes ao dia. Apresentou alguma melhora nos últimos dias, se deslocando mais pelo recinto e entrando na piscina, embora ainda seja cedo para otimismo. Cada dia de internação é considerado uma vitória.
Fred é o quinto elefante marinho mantido em cativeiro no Brasil. Até então, historicamente, só haviam sido mantidos dois exemplares no Rio de Janeiro e dois exemplares na Bahia. Manter um animal desses em cativeiro é um grande desafio que requer equipes bem capacitadas e uma estrutura física especial.
Amostras de sangue e secreções estão sendo analisadas em laboratórios no Espírito Santo e em São Paulo para que se tente descobrir se há algum agente infeccioso responsável pelo quadro de debilidade.
Estão envolvidos nesse trabalho, o Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (executado pela empresa Scitech), o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ).
Espécie
Segundo o Ipram, Fred é um macho ainda imaturo que visita o litoral do Estado desde 2012, mas passou a ser conhecido pelo apelido em 2014, quando chegou em uma praia de Vila Velha durante a Copa do Mundo de Futebol. Desde então, já visitou várias praias da Grande Vitória, inclusive o 38º Batalhão de Infantaria em Vila Velha, o Morro do Moreno e o canal Bigossi que recebe intensa carga de esgoto; a Ilha do Boi em Vitória, e mais recentemente, a praia de Cabupa, na Serra.
--
SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012