O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, será palco da exposição fotográfica “O Saber do Corpo no Sapê do Norte: Cultura e Ancestralidade através do Movimento” e do lançamento do fotolivro “O Jongo de Santa Ana”. A exposição, que será aberta nesta sexta-feira (17) e prossegue até dia 31 de janeiro, das 8h às 17h, tem entrada gratuita e busca valorizar e promover a rica cultura do jongo, uma manifestação reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro em 2005.
A artista responsável pelo projeto, Aline Gonzaga, uma fisioterapeuta mineira que se mudou para Conceição da Barra há cerca de três anos, encontrou na arte e na cultura locais uma nova paixão. Com a fotografia como hobby desde a infância, ela decidiu explorar o jongo, uma expressão cultural até então desconhecida para ela e torná-la acessível a um público mais amplo.
Durante um ano, de dezembro de 2023 a novembro de 2024, Aline Gonzaga acompanhou e participou das festividades do Jongo de Conceição da Barra. “Eu nunca tinha ouvido falar no Jongo antes de vir para cá. Percebi que não há muito material compilado que valorize essas manifestações culturais e a importância delas. Decidi usar a fotografia como uma forma de apresentar o Jongo para mais pessoas, mostrando a riqueza cultural, étnica, racial e religiosa da região”, explica a artista sobre o processo de desenvolvimento do fotolivro “O Jongo de Santa Ana”.
A exposição apresenta fotografias em preto e branco, uma escolha intencional para destacar os detalhes e provocar reflexões nos espectadores. “Quis trazer atenção para o que acontece por trás das cenas, para que as pessoas possam enxergar além da fotografia, refletindo sobre quem são essas pessoas e o que elas desejam para o mundo”, acrescenta Aline Gonzaga.
Além de retratar o Jongo, o projeto busca amplificar a voz de comunidades, oferecendo uma nova perspectiva sobre suas contribuições culturais. O primeiro projeto inspirou a continuação com novas iniciativas, incluindo uma próxima exposição sobre capoeira, também no PEI. O objetivo é expandir o alcance dessas manifestações culturais, levando o conhecimento sobre elas para além das fronteiras do norte do Espírito Santo, alcançando pessoas de todo o Brasil e do mundo.
A exposição “O Saber do Corpo no Sapê do Norte” e o lançamento do fotolivro “O Jongo de Santa Ana” são oportunidades únicas para conhecer e valorizar a diversidade cultural do Espírito Santo, ressaltando a importância de preservar e difundir essas tradições ancestrais.
Projeto idealizado por Aline Gonzaga, fotógrafa e produtora cultural, em parceria com Christianne Teixeira e realizado através do edital de Artes Integradas da Lei Paulo Gustavo/2023, pelo Fundo de Cultura (Funcultura) da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult), Governo do Estado do ES, Governo Federal e Ministério da Cultura (MinC); com o apoio do Parque Estadual de Itaúnas (PEI) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Texto por: Ana Clara Gonçalves
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / (27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES