Governo do Estado do Espírito Santo
07/12/2017 17h21 - Atualizado em 08/12/2017 16h16

Evento promove Educação Ambiental e premia projetos ecológicos

Foto: Everton Nunes

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) - junto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) - realizou na manhã desta quinta-feira (7) a premiação da 17ª edição do Prêmio Ecologia e o lançamento do Plano Estadual de Educação Ambiental.

O evento, realizado no Palácio Anchieta, foi prestigiado pelo governador Paulo Hartung, que no início da cerimônia, assinou o decreto que cria o Programa Estadual de Educação Ambiental.

Para a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Andreia Carvalho, a educação ambiental possui um papel transformador na sociedade e colabora com a adoção de posturas coletivas e cidadãs.

“O Programa Estadual de Educação Ambiental é muito importante para o desenvolvimento de boas práticas educativas e para o incentivo de soluções inovadoras. A Educação Ambiental deve ser reconhecida como instrumento norteador para compreensão da gestão ambiental no convívio harmonioso com a natureza”, afirmou. 

Segundo o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, o destaque na elaboração do Plano Estadual de Meio Ambiente foi a sua construção coletiva.

“Para chegar ao produto que entregamos aos capixabas, foram realizadas aproximadamente 100 reuniões, com a participação de mais de 2 mil pessoas. Gostaria de destacar a parceria de todos os municípios,  dos diversos órgãos e autarquias do Governo, em especial a Secretaria de Estado da Educação, que é nossa parceira no programa”, disse Cerqueira.

Prêmio Ecologia

Outro destaque da solenidade, foi a premiação da 17 ª edição do Prêmio Ecologia, que é realizado em parceria com a Rede Vitória. O tema deste ano, Soluções e Inovações Ambientais, propiciou uma reformulação na concepção do prêmio que passou a ter um caráter mais técnico e voltado a projetos e pesquisas. 

Sobre o Prêmio Ecologia, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, destacou que 11 edições do programa foram vivenciadas em gestões do Governador Paulo Hartung, que resgatou o prêmio no seu primeiro ano de mandato.

“O Prêmio Ecologia acompanhou as mudanças mais estruturantes da política ambiental do nosso Estado. Tivemos muitos avanços na área ambiental, que foram alcançados pelo zelo desta Administração, que está sempre em sintonia com a sociedade. O que vivemos aqui é o resultado de uma gestão responsável que administra bem as suas contas para cuidar das pessoas, e do meio ambiente também”, concluiu.

Quatorze projetos foram premiados, distribuídos em sete categorias: pesquisa (pós-graduação e graduação); educacional (ensino fundamental e ensino médio); experiência de sucesso (rural e urbano) e municípios sustentáveis.

Para encerrar a cerimônia, o vice-governador César Colnago parabenizou a todos que participaram do Prêmio Ecologia. 

“Este é um prêmio que coloca luz em uma das três pautas essenciais nos dias de hoje: sustentabilidade, social e desenvolvimento. Precisamos pensar todos esses três pilares, juntos, para que tenhamos um desenvolvimento sustentável, proporcionando um futuro com qualidade para as gerações que estão por vir”, afirmou Colnago.

Também prestigiaram o evento o Secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha; o Secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda; o Secretário de Estado dos Transportes e Obras Pública, Paulo Ruy Carnelli; o  Promotor de Justiça, Marcelo Lemos, o diretor geral da Rede Vitória, Fernando Machado; os deputados estaduais Rodrigo Coelho e José Carlos Nunes.

Confira a lista de premiados:

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

1 - Categoria Urbano
1º lugar: Karolyna Costa Aguiar - Projeto: Águas para o bem: aproveitamento de água de chuva em comunidade
2º lugar: Alex Queiroz de Brito LEX - Projeto: Recuperação das nascentes do Rio Itaúnas, Barra de São Francisco, Espírito Santo

2 - Categoria Rural
1º lugar: Edilene Machado dos Santos - Projeto: Ecoteca
2º lugar: João Batista Guimarães - Projeto: Método Promocional de Produção Agropecuária e Sustentável

MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS

1º lugar: Montanha - Projeto: Moeda de Troca
2º lugar: Anchieta - Projeto: Composta Anchieta

EDUCACIONAL

1 - Categoria Ensino Fundamental 
1º lugar: Bernadeth Carnielli Costa, Escola Municipal Agrícola de Afonso Cláudio - Projeto: Aquaponia: uma solução sustentável para o alimento chegar à mesa
2º lugar: Jolimar Cosmo, Emef Jonas Farias - Projeto: Tem “H” em horta e em humano - uma experiência de alfabetização científica e linguística nos anos iniciais do ensino fundamental com "horta na escola”

2 - Categoria Ensino Médio
1º lugar: Luciana Harue Yamane, Eeefm Dr. Francisco Freitas Lima  - Projeto: Caracterização ambiental de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos
2º lugar: Maria Amélia Bonfante, Eeem Almirante Barroso - Projeto: A educação ambiental como recurso didático

PESQUISA

1 - Categoria Graduação 
1º lugar: Débora Moro Soela - Projeto: Tratamento de água residuária de suinocultura em sistemas alagados construídos cultivados com lírio-do-brejo e helicônia papagaio
2º lugar: Eduardo France Oza - Projeto: Tratamento de águas residuárias de suinocultura em filtros anaeróbios com diferentes tipos de meio suporte

2 - Categoria Pós-Graduação
1º LUGAR: Guilherme Cunha Guignone - Projeto: Desempenho de concretos com a incorporação de resíduos da lapidação do vidro como substitutos parciais ao cimento
2º lugar: Fernanda Aparecida Veronez - Projeto: Efetividade da prática da avaliação de impacto ambiental de projetos no estado do espírito santo: análise da qualidade de estudos de impacto ambiental 

Seama – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação
Maxieni Muniz/ Mariana Bolsoni
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard