30/04/2024 11h16

Estudantes de pós-graduação da Ufes fazem visita técnica à estação de monitoramento da qualidade do ar do Iema

Foto: Divulgação/Iema

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebeu os alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para uma visita técnica na Estação Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (EMQAR RGV 04), localizada na Enseada do Suá, em Vitória. Na ocasião, os estudantes conheceram os procedimentos adotados pelo órgão no monitoramento da qualidade do ar.

Durante a visita, realizada na última semana, a equipe técnica da Coordenação de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas (CQA) do Iema apresentou as tecnologias atualmente empregadas no monitoramento automático de gases e material particulado, de poeira sedimentável e de meteorologia, além do ponto de monitoramento manual de poeira sedimentável também instalado na estação.

“Os alunos puderam conhecer os procedimentos, desde a coleta de amostras até a validação e disponibilização das informações. A visita técnica se mostrou como uma interessante oportunidade de troca de experiências e de conhecimento na busca pela melhoria do monitoramento da qualidade do ar e no incentivo à realização de pesquisas sobre o tema”, ressaltou o coordenador de Qualidade do Ar do Iema, Vinicius Rocha.

Atualmente, o Iema tem nove estações de monitoramento automático em operação na Região Metropolitana da Grande Vitória. O agendamento de visitas técnicas a alguma das estações que compõem a Rede Automática da Grande Vitória pode ser solicitada pelo e-mail cqai@iema.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni