Governo do Estado do Espírito Santo
18/06/2018 13h42 - Atualizado em 18/06/2018 13h46

Está disponível Guia de Ecocicloturismo do Monumento Natural de Serra das Torres

Com o objetivo de incentivar o cicloturismo, valorizar a Unidade de Conservação de Serra das Torres, que abrange Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, e integrar as comunidades locais, foi elaborado de forma participativa o Guia de Ecocicloturismo do Mona Serra das Torres - Trecho Marapé x Fortaleza. A iniciativa é do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) com apoio de agentes locais e dos municípios de Atílio Vivácqua e Muqui.

O guia traz diversas informações sobre as belezas da região que podem ser exploradas de bicicleta no circuito entre Marapé, em Atílio Vivacqua, e Fortaleza, em Muqui. O perímetro possui um total de 12,7 km com algumas subidas e um belíssimo visual do Monumento de Serra das Torres.

Ao longo do caminho há locais em que é possível fazer paradas para descanso. Entre as zonas dentro da área de abrangência do circuito estão a Cachoeira do Maninho, que possui uma bela queda d’água de cerca de 3 metros, a Corredeira do Cupido, onde é possível fazer uma pausa e se refrescar e a Igreja de São Sebastião, que contém local para abastecimento de água.

De acordo com a agente de desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Gerusa Bueno, o projeto é vantajoso tanto para o Monumento Natural Serra das Torres quanto para a comunidade que vive no entorno do local. “Pretendemos através do guia e da construção do circuito de Ecocicloturismo, além de valorizar e divulgar a Unidade de Conservação, contribuir com novas oportunidades de lazer e de geração de renda para as comunidades locais”, afirmou.

Ela ainda ressalta o potencial da região para o cicloturismo e o projeto de ampliar o circuito. “Estamos começando pelo primeiro trecho do circuito entre Atílio Vivácqua e Muqui, desta forma o guia servirá também para difundirmos o projeto de construção do circuito completo ao redor do Mona Serra das Torres, englobando os 3 municípios: Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul”, contou.

Guia completo 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard