Governo do Estado do Espírito Santo
05/04/2023 16h13 - Atualizado em 10/04/2023 13h46

Espírito Santo coordena grupo técnico de Educação Ambiental da Abema

O Espírito Santo, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), está coordenando o Grupo de Trabalho (GT) de Educação Ambiental da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O GT tem o objetivo de estimular e acompanhar as ações e atividades do ano de 2023, que estão relacionadas à Política de Educação Ambiental nas diferentes Unidades da Federação do território brasileiro.

A gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, é quem está a frente da coordenação do GT. “Realizamos nossa primeira reunião na última semana, para alinhar as atividades que serão realizadas ao longo do ano. Deliberamos por reuniões mensais do grupo, pela criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental e pretendemos fazer a reestruturação das políticas públicas nacionais de Educação Ambiental”, explicou.

Segundo Anna Tristão, as proposições da primeira reunião do Grupo de Trabalho serão apresentadas para deliberação aos secretários estaduais de Meio Ambiente e presidentes de autarquias e fundações, durante a próxima reunião da Abema. Além do Espírito Santo, o GT de Educação Ambiental também é coordenado pelo Estado de Alagoas.

O Espírito Santo é uma das referências na área e tem na Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei 9.265/2009, o Programa Estadual de Educação Ambiental estabelecido pelo Decreto 4.178-R/2017. “Além dos instrumentos legais, hoje estruturamos a nossa Educação Ambiental no Iema,  em quatro programas: o de Políticas Públicas, o de Gestão da Educação Ambiental, o Trilha Cidadã e o Preservando o Nosso Quintal”, explicou Anna Tristão.

Abema

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, a Abema, é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos. A entidade é a legítima representante dos órgãos estaduais de meio ambiente e está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, reunindo 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
Telefone:27 3300-1360
Whatsapp:27 99875-8386
karolina.bissoli@iema.es.gov.brcomunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard