Governo do Estado do Espírito Santo
16/07/2019 20h04

Esesp dá início à capacitação de servidores do Iema

Servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) iniciaram o primeiro curso de uma série de capacitações que a instituição vai desenvolver ao longo deste ano. A ação faz parte do projeto “Gestão Estratégica de Pessoas”, que conta com a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A primeira formação foi iniciada nesta quinta-feira (11) tendo como tema a Autoliderança. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de competências por parte dos servidores, levando-os a iniciarem uma trajetória sobre o autoconhecimento, fortalecerem pontos fortes e enxergarem a automotivação como combustível da vida.

Os encontros são comandados pela profissional coach e docente credenciada da Esesp, Tânia Telles. A ideia é utilizar conteúdos conceituais, dinâmicas e vivências para a sala de aula, permitindo que os participantes enxerguem como o conteúdo apresentado pode ser aplicado na prática, tanto no dia a dia do trabalho e quando na vida pessoal.

Durante a abertura da capacitação, o diretor-presidente da Iema, Alaimar Fiuza, destacou a tarefa assumida pelo Instituto. Entre as atividades a serem realizadas, ele apontou como alguns dos pilares a qualificação do ambiente de trabalho e a criação de engajamento na equipe para gerar melhores resultados à sociedade.

“A formação de líderes no Iema permite o entendimento sobre as transformações pelas quais o mundo está passando, com revolução tecnológica e também social. Tais transformações exigem um novo posicionamento dos líderes, sobretudo no aspecto social, de gestão de pessoas”, observa Fiuza.

O projeto

O projeto “Gestão Estratégica de Pessoas” tem o objetivo de fortalecer e mapear as competências das lideranças e dos servidores do Iema, assim como elaborar o plano de desenvolvimento individual que, junto ao direcionamento do órgão, servirá para definir os treinamentos que serão ofertados.

A ação foi apresentada no dia 08 de julho durante um evento realizado no auditório do Instituto. O momento contou com uma palestra sobre “Protagonismo: Autoliderança no mundo V.U.C.A.”, também com a docente Tânia Telles, e reuniu todos os servidores da instituição.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, falou sobre o impacto das capacitações para a melhoria das entregas e do ambiente organizacional. “O conhecimento gera um grande impacto na nossa rotina, nas nossas práticas diárias e nas nossas atitudes. A partir dele, conseguimos transformar a realidade. É nisso que acreditamos e é para isso que trabalhamos”, destacou. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
3636-6720 / 3636-6719
renan.chagas@esesp.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação do Iema/Seama
Flávia Fernandes / Paulo Sena
(27) 3636-2592 / (27) 99977-1012
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard