Com o objetivo de levar o hábito da leitura e estimular o interesse de estudantes pelas questões ambientais, o projeto Biblioteca Itinerante, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), chegou pela primeira vez ao Monumento Natural O Frade e a Freira, na última quinta-feira (21).
Faz parte da Biblioteca Itinerante um baú (banca literária ambiental) que contém cerca de 40 livros de literatura infantil e quadrinhos. A Escola Municipal Unidocente do Frade, localizada em Vargem Alta, no entorno do Monumento Natural O Frade e a Freira, será beneficiada com esse baú durante 30 dias.
Além disso, diversas atividades irão acontecer para dinamizar o aprendizado dos alunos, como palestras, contação de histórias e dinâmicas. Além disso, serão distribuídos diários de leituras, adesivos e figurinhas para os estudantes.
De acordo com a técnica em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, Janine Marta Scandiani, o projeto é uma forma de integrar o Monumento à comunidade. “É impressionante como esse projeto mobiliza a comunidade escolar, servidores do Monumento Natural O Frade e a Freira, pais, alunos, professores e funcionários da escola. Todos se unem para fomentar o gosto pela leitura junto aos alunos e sensibilizá-los quanto à importância que o monumento tem naquela região”, contou.
Projeto Biblioteca Itinerante
A Biblioteca Itinerante visa democratizar as informações ambientais e estimular a leitura, coletando, reunindo e disseminando as discussões sobre meio ambiente junto às comunidades do entorno das Unidades de Conservação. O Projeto é desenvolvido através da disponibilização da Banca Literária Ambiental às escolas ao redor das unidades.