Com o objetivo de levar o hábito da leitura e estimular o interesse de estudantes pelas questões ambientais, o projeto Biblioteca Itinerante, promovido pelo Instituo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), chega a mais uma unidade de ensino em Cariacica.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Durvalina Coutinho Ribeiro, localizada no entorno da Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica, será beneficiada com o projeto nos meses de junho e julho. Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de cerca de 90 livros, entre literatura infantil e quadrinhos com diversos temas.
Segundo a professora de educação infantil, Mara Rúbia Ribeiro Leal, o projeto é de grande importância para complementar a educação dos alunos. “As crianças gostaram muito de receber a biblioteca e demostraram estar bastante interessados. O acervo vai ajudar no desenvolvimento da leitura e da escrita desses estudantes”, afirmou.
Como incentivo à leitura, a cada três livros lidos, o aluno recebe figurinhas relacionadas às unidades de conservação do Iema. Ao todo serão quatro escolas, nas proximidades da Reserva de Duas Bocas, visitadas pela biblioteca até o final do ano e cerca de 70 estudantes beneficiados.
De acordo com o Gestor da Reserva Biológica de Duas Bocas, Fabiano Novelli, a Biblioteca Itinerante é uma maneira de melhorar o desempenho escolar dos alunos. “Nós temos um retorno muito grande com o projeto. Como por exemplo, casos de crianças que muitas vezes não estavam indo muito bem na leitura e que hoje estão lendo melhor. Consequentemente, elas alcançam um desempenho mais satisfatório nos estudos”, contou.