Governo do Estado do Espírito Santo
24/09/2020 11h24

Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental debate as políticas públicas da área

Com o tema "(Re) Pensando as Políticas Públicas em Educação Ambiental", II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental (ECPEA) 2020, teve início nessa quarta-feira (23), reunindo estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais. O evento realizado de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) é fruto da parceria entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), com o Laboratório de Educação Ambiental (LabEA/Ceunes) da Ufes.

A abertura contou com a participação do promotor do Ministério Público do Espírito Santo, Marcelo Lemos; o subsecretário administrativo da Secretaria de Meio Ambiente (Seama), Ronald Mignone; o diretor técnico do Iema, Elias Morgan; da direção e de representantes dos estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo de São Mateus (Ceunes/Ufes). 

“Há cerca de um ano o Iema iniciou essa parceria com a Ufes, para fortalecer a educação ambiental no Estado e fazer cumprir a Lei nº 9.265 de 2009, que instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental. É importante lembrar também que o Iema tem em andamento com a Ufes um convênio para, a partir de 2021, iniciarmos formações de gestores públicos municipais, também com a parceria do Ministério Público. Certamente, temos um grande desafio! Porém, com a parceria do Iema, Ufes e Ministério Público, estaremos mais fortes para alcançar os resultados que desejamos”, destacou o diretor técnico do Iema, Elias Morgan.

O primeiro dia de ECPEA seguiu com a apresentação cultural Coletânea de curtas do grupo Prosas da Mãe Gui, e com uma mesa redonda sobre Meio Ambiente, Cultura e Políticas Públicas. Logo em seguida, houve espaço de discussão aberto para os participantes.

O evento tem 855 inscritos, com participantes do Espírito Santo e dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Roraima, Paraná, Sergipe, Ceará, Pará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Tocantins e Maranhão.

O objetivo do ECPEA é reunir e dar visibilidade acadêmica e social aos atores e grupos envolvidos na pesquisa em Educação Ambiental no Estado e proporcionar a troca de conhecimentos entre os grupos locais e de outras regiões. O encontro também busca fortalecer a formação de pesquisadores e educadores ambientais no Espírito Santo, especialmente na região norte do Estado.

O encontro segue até esta sexta-feira (25), com mesas redondas, apresentações orais de resultados de pesquisa e relatos de experiências sempre de forma virtual. A programação completa está disponível no site do evento e poderá ser assistida pelo canal do ECPEA  no YouTube e pelas páginas do Facebook Meio Ambiente ES e Laboratório de Educação Ambiental da Ufes. Entretanto, apenas os participantes inscritos terão acesso a certificado. 

Serviço:

II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental (ECPEA) 2020

Data: de quarta-feira (23) a sexta-feira (25)

Programação: https://www.ecpea.com.br/.

Youtube ECPEA: https://www.youtube.com/channel/UCHh_Jd02cbMSO0FdC0CVJNQ

Facebook Labea: https://www.facebook.com/labea.ufes 

Facebook Meio Ambiente ES: https://www.facebook.com/MeioAmbienteEs/ 



Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iema

Karolina Gazoni

(27) 3636-2592/ 99977-1012

karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard