25/05/2017 13h32 - Atualizado em 25/05/2017 13h35

Em Itaúnas, evento ensina a combater e prevenir incêndios florestais

Foto: Palê Zuppani

Nessa época de crise hídrica as palavras de ordem são sempre economizar água e tomar todos os cuidados possíveis para não causar incêndios. Diante desse cenário, o Parque Estadual de Itaúnas, localizado em Conceição da Barra, realiza, no dia 31 deste mês, o evento Prevenção e combate a incêndios florestais. A parceria é com a Prefeitura de Conceição da Barra, Corpo de Bombeiros, Escola Municipal de Ensino Fundamental Benônio Falcão de Gouvea, Escola Estadual de Ensino Médio Dunas de Itaúnas e CMEI Ciranda Cirandinha e Grupo Cricoarte: Plantando Sementes, entre outras empresas da região. O parque está ligado ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A expectativa é de uma participação de 400 pessoas, entre estudantes, moradores de Itaúnas e das comunidades do entorno, além de turistas e visitantes da região.

O evento está inserido na Semana do Meio Ambiente de Itaúnas. Vai funcionar como uma pequena feira ambiental, organizada na Praça Central de Itaúnas e contará com atividades como: exposição de equipamentos e veículos utilizados no combate a incêndios florestais; mostra de vídeo sobre incêndios florestais na região de Itaúnas; palestra sobre prevenção de incêndios florestais e apresentação de “sinalização de risco de incêndios”, a ser implantada em Itaúnas; orientação sobre uso do fogo para proprietários rurais; teatros de fantoches, atividades lúdico-educativas para crianças; e apresentação formal da Brigada Voluntária de Itaúnas”.

Precaução

A região de Itaúnas sofre com recorrentes eventos de incêndios florestais, afetando propriedades rurais, áreas urbanas e áreas naturais, incluindo restingas, florestas de tabuleiro e corpos hídricos como o rio Itaúnas e sua planície de inundação. Tais eventos acarretam severos prejuízos aos ecossistemas, aos proprietários das áreas atingidas e aos cofres públicos, que alocam grande quantidade de recursos materiais e humanos nos períodos de combate a incêndios florestais.

De modo geral, os incêndios florestais têm origem nas atividades humanas, como queima de lixo e limpeza de áreas para plantio, ou por ação criminosa. Diante disso, uma importante estratégia para sua redução é a educação ambiental, a orientação e a sensibilização de crianças, jovens e adultos sobre os incêndios florestais, abordando a importância da prevenção, seus riscos, ameaças e consequências.

Diversidade biológica

O Distrito de Itaúnas, no nordeste capixaba, abriga importantes ecossistemas litorâneos, com formações de restinga, floresta de tabuleiro, manguezais e dunas, contemplando uma expressiva diversidade biológica.

O Parque Estadual de Itaúnas, por sua vez, tem o relevante papel de conservar amostras íntegras desses ecossistemas. A região também abriga a Vila de Itaúnas, um dos mais importantes destinos turísticos do Estado, e inúmeras comunidades rurais, tradicionais, quilombolas, de pescadores artesanais e assentamentos rurais, que subsistem principalmente do turismo, da agricultura familiar e da pesca artesanal. Neste contexto, um importante papel do parque é promover a sensibilização e a educação ambiental junto às comunidades locais, objetivando assim a minimização dos impactos ambientais aos recursos naturais do interior e entorno do parque.

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012