O Parque Estadual de Itaúnas, localizado em Conceição da Barra, recebeu no último sábado (23) professores participantes do curso “Educação ambiental: princípios e práticas” oferecido pelo Laboratório de Educação Ambiental e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).
Coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Teixeira, com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Conceição da Barra, o curso visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino, utilizando a Unidade de Conservação como material didático para aulas.
O Parque foi o local de realização da oficina teórico/prática “Elaboração de plano de aula em Unidades de Conservação”, ministrada pela servidora Savana Nunes, especialista em Educação e Divulgação Científica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).
Para a servidora Savana Nunes, as Unidades de Conservação possuem capacidade para serem usadas como instrumentos em prol da educação. "As Unidades de Conservação podem contribuir muito no processo de ensino-aprendizagem e formação crítica de indivíduos. Projetos como o Guia Didático aproximam a UC e sociedade", afirmou.
Na oficina, os participantes discutiram sobre a importância das aulas de campo como instrumento facilitador da aprendizagem e da necessidade de seu planejamento. Os professores tiveram contato com o Guia Didático do Parque de Itaúnas, que consiste em um guia do potencial que o Parque oferece para realização de aulas exploratórias, e exercitaram a construção de planos de aula para diferentes ambientes da unidade.