O Parque Estadual de Itaúnas vem realizando diversas atividades de verão. Nesta terça-feira (10), uma série de ações de educação ambiental voltadas para moradores, visitantes e estudantes da região foram iniciadas. A programação integrou a equipe do Programa Caiman, voluntários do parque e a Polícia Ambiental, reforçando a importância da preservação da unidade de conservação, especialmente durante o período do Verão e proximidade do Carnaval.
O dia começou com uma blitz educativa realizada em parceria com a Polícia Ambiental. Durante a abordagem, equipes conversaram com moradores e turistas sobre cuidados com o meio ambiente, descarte correto de resíduos, proteção das dunas e respeito às normas do parque. A iniciativa buscou sensibilizar o público para atitudes responsáveis dentro e fora da área protegida.
No período da tarde, educadores ambientais do Programa Caiman promoveram atividades com alunos Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benônio Falcão de Gouvêa. De forma lúdica e participativa, foram trabalhados temas como preservação dos ecossistemas, impactos do lixo no período carnavalesco e o papel de cada cidadão na conservação de Itaúnas.
A programação marcou um dia movimentado no parque, com foco na sensibilização ambiental e no fortalecimento da relação da comunidade com a unidade de conservação, valorizando o encerramento da Temporada de Verão.
Para a pedagoga que atua no parque, Veratriz Souza, as ações aproximam o público da realidade ambiental do território.“Quando a gente dialoga diretamente com moradores, visitantes e estudantes, a preservação deixa de ser apenas uma regra e passa a ser um compromisso coletivo. Itaúnas é um patrimônio de todos, e cuidar dele, principalmente no período carnavalesco, é garantir que as próximas gerações também possam viver e aprender com esse lugar tão especial”, destacou.
A semana ainda contou com diversas atividades conectando o Carnaval com a educação ambiental, unindo contação de histórias sobre a fauna e a flora, pintura facial, entre outros para os alunos da escola da Vila e escola EEEF Córrego do Cedro.
Texto: Victor Mattedi
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES