O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), adquiriu três drones que vão ajudar nos serviços de fiscalização e licenciamento ambiental do órgão. Os equipamentos vão servir para fazer imagens aéreas de locais com difícil acesso.
Os drones têm alcance de 120 metros de altura e o grande diferencial é que com eles será possível o acesso a diferentes áreas com mais rapidez, além de garantir segurança à equipe técnica do Iema. Vão permitir, também, realizar vistorias aéreas em locais com acesso mais difícil, como pedreiras e áreas de mata fechada, tudo por meio de fotos e vídeos. Os equipamentos foram adquiridos por meio de conversão de multa.
Além dos drones, o Iema adquiriu o Surfer, um software que faz a simulação tipográfica de terrenos, convertendo dados em mapas. Ele vai servir, principalmente, para simular a evolução da linha de costas de praias, identificando erosões ou riscos de erosões e possíveis soluções para os problemas ambientais.
Outra aquisição do órgão foi um novo decibelímetro, aparelho utilizado para medir a intensidade do som ambiente. O Iema faz a medição de ruídos gerados por empresas e avalia a interferência dos ruídos na comunidade. O novo decibelímetro permite calcular qual a intensidade média do som em determinado período. Os dois aparelhos antigos mediam apenas a intensidade gerada na hora.
Texto: Izadora Roriz
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Assessoria de Comunicação
Andréa Pirajá
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Instagram: @meioambientees