26/04/2019 15h15 - Atualizado em 30/04/2019 09h19

Diretoria do Iema visita Cetesb para construção de projetos de cooperação

Foto: Gilberto Ruiz/Cetesb

O diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, juntamente com o diretor técnico, Elias Morgan, e a técnica Vanessa Felix fizeram esta semana uma visita institucional à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A agência ambiental paulista é responsável pelo desenvolvimento de ações de controle, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras.

A troca de experiência das duas novas gestões, ambas assumiram em janeiro deste ano, deve resultar em parcerias, sobretudo para o acompanhamento dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) da qualidade do ar da Grande Vitória, firmados com as empresas Vale e ArcelorMittal. A diretoria do Iema foi recebida pelo diretor de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb, Domenico Tremaroli, e também pela gerente da divisão de ar e ruído, Cristina Poli, e assim foi possível conhecer os sistemas que vêm sendo construídos há anos para que o licenciamento ambiental seja mais ágil, sem comprometimento da qualidade técnica.

A diretoria do Iema conheceu o Sistema de Gestão de Dados da Cetesb, o Centro de Monitoramento de Qualidade do Ar, além de laboratórios e estruturas como os direcionadores organizacionais, rotinas de gestão de sistema e fontes de renda.

“Visitamos alguns setores para troca de experiências. O Iema tem interesse nessas ferramentas e se colocou à disposição para ser um parceiro”, informou o diretor-presidente.

Um dos setores que mais chamou atenção da diretoria do Iema foi a “Sala de Cenários”, sistema desenvolvido pela Cestesb para que todo o processo de licenciamento seja feito online pelo empreendedor, desde o requerimento até a emissão da licença. Além disso, é possível obter agilidade na análise, pois o processo é digital e assim pode ser analisado simultaneamente por todas as equipes necessárias mesmo sendo de diferentes áreas.

Acordos

A reunião sobre os interesses de desenvolvimento de acordos entre Iema e Cestesb foi realizada com a Presidência da Companhia, com a doutora e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Iglecias; além do diretor Domenico Tremaroli. “Nossa visão é a busca pela excelência na gestão ambiental. Isso quer dizer quanto à proteção ao meio ambiente e à saúde das pessoas, com agilidade no licenciamento ambiental”, explicou a presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias.

Ela disse ainda, que a Companhia tem grandes desafios e o diretor-presidente do Iema se colocou à disposição para a busca de soluções conjuntas. “A Cetesb sempre buscou agilidade no licenciamento e a facilidade para o empreendedor. Eles fazem de tudo para que o empreendedor não precise se deslocar até a Cetesb, em São Paulo, para resolver os processos de licenciamento”, destacou Alaimar Fiuza.

A Cetesb tem 46 agências regionais espalhadas por são Paulo e cada agência é responsável por uma região. O objetivo do Iema, segundo o direto técnico Elias Morgan, é buscar inspiração, aprendizado e cooperação junto à Agência para que o licenciamento ambiental do Espírito Santo seja motivo para a tomada de decisão dos novos empreendimentos na escolha de se investir no Estado. “Também buscamos a excelência na gestão ambiental, com agilidade do licenciamento e proteção ao meio ambiente”, frisou Elias Morgan.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema