08/10/2018 11h10 - Atualizado em 08/10/2018 14h49

Coordenador do Iema participa do II Encontro Regional PAN Corais

Área de Proteção Ambiental de Setiba.

Nas próximas terça (9) e quarta-feira (10), o coordenador de gerenciamento costeiro e territorial do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Pablo Prata, irá participar do II Encontro Regional PAN Corais, na Praia do Forte, Bahia. O servidor irá apresentar a palestra "O Iema e a Conservação Marinha no Estado do Espírito Santo: Histórico e Perspectivas", abordando o trabalho realizado pelo órgão de Readequação do Zoneamento Marinho da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba.

A palestra irá enfatizar o estudo denominado “Caracterização das Atividades Pesqueiras e Turísticas da APA de Setiba”, que financiou o processo de elaboração do zoneamento marinho, juntamente com o mapeamento detalhado do fundo marinho e a caracterização dos ecossistemas bentônicos com objetivo de ampliação da APA de Setiba, melhorando a representatividade dos habitats marinhos.

Além disso, também será tratada a participação do Iema no projeto “Global Environmental Fund”, que apoia o funcionamento e consolidação da APA de Setiba, promovendo ações de proteção, fortalecimento das comunidades locais, consolidação e sinalização de limites, estruturação do uso público e educação ambiental. Cabe ressaltar que a APA de Setiba é a única Unidade de Conservação marinha do Sudeste do Brasil contemplada neste projeto.

Para o coordenador de gerenciamento costeiro e territorial do Iema, o encontro é uma oportunidade de expor as ações que estão sendo realizadas no Estado e trocar experiências. “O modelo de gestão diferenciado da APA de Setiba é um conhecimento que nós poderemos divulgar por meio do encontro para outros estados. Do mesmo modo, nós iremos trazer experiências de outros lugares”, afirmou Prata.

Ele também vai expor a experiência do Estado com os editais de pesquisa em gerenciamento costeiro na parceria Iema e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que resultou no mapeamento de habitats da plataforma continental capixaba e de agregações marinhas de peixes recifais (ainda em andamento).

II Encontro Regional PAN Corais

O II Encontro Regional Pan Corais, que ocorrerá na Praia do Forte (BA), faz parte de uma série de encontros regionais que tem como objetivo identificar atores sociais que trabalham em prol da conservação dos ambientes coralíneos, promovendo a interação e o fortalecimento de redes locais e agregando novos colaboradores para a execução do plano em nível regional.

Informações à imprensa:

Mariana Bolsoni